O ensaio RIMT® foi desenvolvido nos anos 90 através de parceria entre o Instituto Politécnico de Zurique, Suíça (ETH Zürich) e empresas privadas suíças e italianas. Desde então, o método vem sendo utilizado em larga escala em países como a Suíça, Itália, França, Espanha, Bélgica, Holanda, Canadá e Brasil dentre outros, para verifcação de cabos protendidos e de tirantes ancorados profundamente no maciço. Ele pode ser aplicado em diversos tipos de obras, tanto para avaliação do estado estrutural, controle de qualidade de execução e monitoração permanente.
• Pontes, viadutos e cortinas atirantadas;
• Barragens e hastes de âncoras em fundações de estai;
• Lajes, painéis protendidos, telhas protendidas etc.
Para a monitoração permanente de uma estrutura e a possibilidade de acompanhamento da evolução de uma eventual anomalia (corrosão por exemplo) através dos anos, são instaladas caixas que abrigam terminais permanentemente conectados aos os cabos ou tirantes. Todos são devidamente identificados e tal procedimento evita sucessivas aberturas de acesso ao aço de protensão. As vantagens perante outros métodos de investigação das condições dessas obras são muitas, entre elas:
• Não destrutivo, por isso econômico e com mínimos danos à estrutura;
• Ágil, pois, dependendo das condições da obra, até 100 ensaios podem ser realizados em um único dia de trabalho
• Eficiente já que detecta, localiza e gradua as principais anomalias de cabos protendidos e tirantes.
A CORDEC é a única empresa no Brasil que aplica o RIMT®. Para maiores detalhes acesse www.cordecdobrasil.com.br
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